Contagem e valor posicional: Aprendendo as diferentes representações

atividade de contagem e valor posicional

Essa atividade é indicada para o 2º do Ensino Fundamental I, mas, dependendo do nível da sala, també pode ser trabalhada com o 3º ano. Tem por objetivo a compreensão do sistema de numeração decimal, através das diferentes formas de representação, com ênfase ao valor posicional.

É uma habilidade complexa que exige a utilização de diversas estratégias para uma melhor compreensão e cconsolidação. O material dourado é um aliado importante para aquisição deste conceito. Por isso, é importante que primeiro tal conceito seja trabalhado de forma concreta. Há também jogos que ajudam na assimilação de tal conceito como o JOGO NUNCA DEZ (Se você não conhece esse jogo, clique no link que explico melhor nesta página).

Na representação simbólica é sugerido aos estudantes que contem os desenhos, na primeira atividade deixe livre para que cada aluno faça da sua maneira e observe as diferentes estratégias utilizadas. Feito isto, peça aos estudantes que utilizaram diferentes estratégias de contagem (de 1 em 1 fazendo risquinhos, de 2 em 2, de 10 em 10, etc.) e faça questionamentos sobre a qual delas foi a mais fácil, levando-os a perceberem os agrupamentos de dez presentes em nosso sistema de numeração decimal. Faça um desafio com a turma, que deve estimar a quantidade de algo, por exemplo: tampinhas em um pote, pecinhas em uma caixa, entre outros, e depois peça que contem, entre outras maneiras para construir essa habilidade.

Para realização desta atividade, forneça também aos estudantes o material dourado para que o manipulem na hora de realizar a contagem.



HABILIDADES:

EF02MA01- Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

EF02MA02- Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).

EF02MA03- Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

EF02MA04- Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade